09 agosto 2012

SOS-Salvem seus Blogs!

Mini-gifs(setinhas rosas) foram feitas pela Candy do Trechy Teen. 
Hackers, malwares, vírus... tudo isso assusta todo blogueiro. Não tem jeito de eliminar esses maus da blogosfera, porque infelizmente existe muita gente ruim. Mas podemos nos proteger contra eles e evitar chateações.
Vamos aprender como nos proteger?

Senha Difícil
Isso é o mais óbvio. Alterne minúsculas e maiúsculas, coloque números, e não use sempre a mesma senha para tudo. Mude de senha a cada dois meses. Se quiser, coloquei verificação em duas etapas.
NÃO COLOQUE LINK NOS COMENTÁRIOS
Todo mundo coloca o link do seu blog no final dos comentários não é mesmo? Sabia que isso pode excluir seu blog? Pois é. Injusto, mas é. É o seguinte: o blogger considera como SPAM e se tiver váááários comentários seus com seu link, ele simplesmente exclui seu blog sem aviso prévio. Isso aconteceu com o Juliana-Editions, passa lá, lê a história dela, e claro, conheça seu novo blog (em outra hospedagem). Então, nunca coloque seu link. Coloque só o nome do seu blog. O mínimo é a pessoa procurar no Google, né?

Sobre Malwares
Malwares são tipo vírus que invadem seu blog. Para se proteger, tire contador de visitas, ou qualquer outro gadget desnecessário. 
Copyscape & Copyright
Quando você cria um blog, automaticamente tem direitos autorais e o chamado Copyright. Seu blog funciona como uma marca, tem seus produtos (posts), consumidores (leitores), então ele também têm direitos (o que super proíbe o plágio). Você pode usar sites como o Copyright e o Copyscape, e use um banner na sua sidebar.
Backup!
Sabe quando algum blog é hackeado e perde tudo? Com o backup você pode recuperar! O layout, os posts, as estatísticas, os seguidores, os comentários, tudo... Pra isso, siga os passos a seguir:
P.s.: Todas as imagens foram retiradas do Dicas Blogger assim como o tutorial em si. Os créditos são para ele.

Primeiro, crie uma pasta BACKUP BLOG ou algo assim:

Agora, acesse o painel do Blogger e clique em Modelo:

Na próxima tela, clique em fazer backup/restaurar:

Aí na tela que abrir, você vai clicar em fazer download do modelo completo, espere carregar e salve naquela primeira pastinha. ;)

Agora você vai salvar as POSTAGENS e COMENTÁRIOS. Clique em configurações e depois em outros e clique em EXPORTAR BLOG.

Agora, clique em Fazer Download do blog, e salve na pastinha.

Se um dia, acontecer algo com o seu blog, crie outro, vá em configurações, outros, e clique em importar blog, e selecione aquela pastinha! ;)
Recomendo fazer o blog uma vez por mês, mas como posto muito e constantemente mudo de layout, faço um por semana.
Salve a pastinha em pen-drives, CDs, e-mails, e outros computadores, assim, seu blog sempre estará salvo!! :D

Antes de fazer alguma alteração no HTML, faça a primeira etapa, a do layout.

Espero que tenham gostado do post, e SOS, salvem seus blogs!
xoxo, Vickie♥
 


15 comentários:

  1. Nossa, eu não sabia que removiam nosso blog por causa de deixar o link no final dos comentários....que medo...adorei o post....se importava se postasse esta sua mensagem no meu blog? Com os devido créditos claro....e que acho que ela vai ajudar muita gente....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro flor! Quanto mais gente avisar melhor, achei uma sacanagem do Blogger fazer isso. xoxo :*

      Excluir
  2. Nossa, já mandei tantos coments com link, tomara que não excluam né... Vish...

    Beijos

    http://diario-para-girls.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, fiquei meio em pânico quando soube. Não se preocupe, é só não fazer de novo e atualizar o backup ^^ xoxo

      Excluir
  3. Não se pode colocar link no fim dos coments o.O agora sim estou assustada!
    Poxa, eu já deixei o link do meu blog em Milhares de coments... #Sorte.
    Ha, eu estava olhando os Afiliados/Parceiros e vi que só tem vagas para blogs convidados, mas eu gostaria muito mesmo que o Girls Online fosse um afiliado daqui...
    Qualquer coisa, responde no Girls Online!
    (É só clicar no meu nome e no Girls Online, não vou arriscar por o link...)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Legal as dicas, eu nem sabia que não podia colocar o link do blog no fim do comentário, eu raramente fazia isso, agora nem vou fazer mais, se alguém quiser retribuir, vai ter que clicar no meu perfil!

    ResponderExcluir
  5. Então Vickie eu fiz aquela postagem justamente por isso, meu blog deu malware e só saiu depois que eu exclui aquele contador de visitas, antes eu usava um, que NUNCA me deu problemas, ai eu substitui pelo aquele do gadget status, o mesmo que o teu e já viu né? Vou voltar a usar o outro mesmo, aliás adorei as dicas, vou atualizar o backup do meu blog agora!

    ~ Adolescendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. psééé aquele contador tá dando problema em um monte de blogs... :/
      que bom que gostou!
      Beijoos :*

      Excluir
  6. achei mt legal as dicas vic !
    e tenho uma noticia um poco triste pelo menos pra mim eu vou excluir meu blog amoquevestir e vou criar outro :(
    bjus , ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :(( ah não :(
      quando abrir o outro me avisa, ok?
      Bjs!

      Excluir
  7. Flor s2 acabei de ler esse post e fiquei chocada! Quase ninguém sabia disso :O Mas na mensagem das regrinhas para comentar,no seu blog está escrito "SEMPRE deixe o seu link no final do comentário. Senão, como vou saber qual é o seu blog?'' Querida,exclua a essa parte,porque senão poderá fazer mais vítimas! E isso é triste T-T Beijão adorei o blog! Super Divo! (meu blog é Quem Precisa de Tv Para Ver Beyoncé) se quiser pesquisar :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaaaa brigada por avisar Dani <3 esqueci completamente disso ;P hahahaha, ja vou mudar!
      vou no seu blog!
      xoxo, vickie♥

      Excluir